fae escreveu:
Pelo o que já andei lendo sobre restauração de Banco de Dados (BD) é necessário ter estes dois arquivos para se fazer o mesmo:
VSCyber.bck e VSCyber.gdb
Na verdade é necessário e recomendado apenas o arquivo VSCyber.bck. Pois a criação deste arquivo é feita por uma ferramenta própria do Firebird, o gbak, e pode ser com a loja em funcionamento. Já a cópia do arquivo VSCyber.gdb com a loja em funcionamento pode acarretar problemas na estrutura do arquivo. Tem mais algumas informações neste tópico:
viewtopic.php?t=16207fae escreveu:
Sendo recomendado realizar a restauração do arquivo:
VSCyber.bck e somente em últimos casos fazer a substituição do VSCyber.gdb
Recomendamos fazer a restauração do VSCyber.bck porque também recomendamos fazer o backup com o gbak, conforme disse acima. Pois a cópia do arquivo VSCyber.gdb pode causar erros.
fae escreveu:
A minha dúvida é a seguinte:
A cópia do arquivo VSCyber.gdb tem que ser feita com a mesma frequencia em que se faz o backup?
Ou é copiado somente uma vez e depois atualizado com o backup?
Isto pode gerar algum conflito pelo fato do Banco de Dados não estar tão atualizado como o backup?
Essa parte eu não entendi, de qualquer forma reforço o conselho de executar o backup pela própria ferramenta do Firebird, que é o gbak, a mesma utilizada pelo sistema VSCyber.
fae escreveu:
Se possivel queria que me explicassem passo a passo, os procedimentos necessários para se ter salvo o Banco de Dados e atualizado. Em caso de uma possivel pane em que se fosse preciso formatar a maquina e restaurar tudo como estava novamente.
O tópico abaixo fala exatamente disto:
viewtopic.php?t=11281