Fernando Beraldo escreveu:
gostaria que você me tirasse uma dúvida, se esse Id é referencial e único, deve seguir uma sequência certo?
Sim. O número é gerado pelo próprio SGBD Firebird, através do objeto GENERATOR.
Pois constatei que após o Id. 115 começam a ter algumas intercalações, exemplo do 115 vai para o 117. Do 125 para o 129. Ou seja estão faltando alguns Id's. No caso quando um cliente é excluído do sistema esse Id, é apagado ou é liberado para ser cadastrado novamente? Caso seja apagado explica-se os intervalos certo?!
Em alguns casos raros o processo de exclusão apaga o Id. Normalmente o registro é mantido e o sistema faz uma exclusão lógica, são logins que começam com zzzzzzz. Isso é feito para manter a integridade do banco de dados, para que seja possível apresentar os movimentos de caixa, por exemplo. Em algumas situações bem raras é possível acontecer de um Id ser "queimado" sem ser utilizado. Mas um Id utilizado nunca mais será liberado para uso novamente.
Outra coisa, a conta Administrador, tem Idlogin = 1após, após esse Update, o login dela também passará para 1?
Sim, sim. Depois basta alterar o login novamente, deste usuário e de outros em que isso seja necessário.
Bom, sei que algumas dúvidas são meio óbvias, e que poderiam ser esclarecidas no ambiente de testes, porém todas essas modificações eu farei via acesso remoto, pois não tenho condições de tratar disso diretamente na loja, já que trabalho em outra empresa durante a semana. E no final de semana o bixo pega na faculdade!!!
Entendemos e ainda assim reforçamos a necessidade de ser feito um backup antes de realizar esses procedimentos.
Sendo assim, desculpe está abusando um pouco!!!
Más gostaria de poder tirar o máximo de dúvidas para não ter problemas durante esse processo. Além de agradecer toda a atenção dispensada!
Sem problemas, é para isso que criamos o fórum. Além disto a sua dúvida pode ser a de outro usuário e com isso estamos ajudando outras pessoas também.