ViteSoft - Compartilhando tecnologia

Comunidade VSCyber free
Bem-vindo: Seg Jan 27, 2020 4:10 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: [Resolvido] Usuario ou senha invalidos (administrador)
MensagemEnviado: Sex Nov 23, 2012 11:43 am 

Bom dia.

Me chamo Ruteno.

Sou usuário do VSCyber ha mais de 5 anos, sempre encontro pequenas falhas contornáveis, ou situações facilmente resolvidas.

Como usuário antigo do VSCyber, logo que instalo o computador do administrador tomo as seguintes medidas:

Logar como Admin no servidor (administrador padrão).
Cadastrar um usuário (uso meu primeiro nome).
Definir o usuário como funcionário.
Definir o funcionário como Administrador (ativo todas as permissões como administrador).
Trocar de usuário (logout como Admin e Login como funcionário).
Excluir o administrador padrão (Admin).

A partir de então utilizo apenas o usuário funcionário como administrador principal e gerencio todos os recursos através dele.

Ontem realizei o "fechamento de caixa supervisor", o fechamento de caixa supervisor é realizado apenas pelor administradores do sistema, onde neste caso se resume a apenas um (o funcionário), finalizei o VSCyber normalmente desliguei o computador e dei o dia por encerrado (até ontem tudo funcionou normalmente).

Meu problema:

Hoje, liguei o computador do administrador, e quando tentei logar como funcionário administrador a seguinte mensagem apareceu: "login ou senha inválidos", tentei realizar o login do funcionário administrador nos terminais de acesso e o mesmo ocorreu, o banco de dados está funcionando normalmente, tendo em vista que clientes que possuem crédito estão utilizando normalmente as estações, porém, meu login de administrador não está funcionando, tentei realizar o reparo do banco de dados com uma das ferramentas do VSCyber e tenho a seguinte situação:

Utilizando VSGFix:

ATENÇÃO:
Processo Concluído com Erros!
Informe a mensagem de erro no forum <http://forum.vscyber.com>
Para que seja verificada.

Ressalto que não possuo nenhum outro usuário cadastrado como administrador, nem mesmo o Admin,
Já criei o teste.bat com os comandos Gsec na tentativa de redefinir a senha do "Admin", o processo ocorreu normalmente, e
eu redefini a senha, más não há o usuário "Admin" para que a senha seja aplicada.

A senha do banco de dados ainda é masterkey.

Com Backup do banco de dados realizado:
Já removi e instalei novamente o VSCYber 3.2, (o problema persiste).
Instalei o VSCYBER 3.3 (o problema persiste).

Não possuo atualizações do windows pois desabilito o Windows Uptade e removo o recurso do sistema para que ele não seja ativado automaticamente através do recurso msconfig.

Meu antivírus é microsoft security essentials com o firewall devidamente configurado,
A restauração de sistema mais recente pelo Windows tem data de 15/11/2012, porém restaurar para esta data seria inviável tendo em vista que o problema aconteceu a algumas horas, mesmo assim a restauração foi realizada. (o problema persiste).

Pergunta:

Gostaria de saber sobre o seguinte procedimento poderia funcionar: Se posso realizar o backup, e remover todos
os recursos do VSCyber como Firebird e o banco de dados.

Em seguida reinstalar VSCyber, pretendo criar mais de um usuário administrador, e em seguida mesclar os bancos de dados
do backup com o banco de dados atual para tentar logar no sistema com uma das contas de administrador criadas.

Minhas dúvida:

Ao restaurar um backup todos os dados atuais são apagados para a aplicação dos novos dados, ou os dados serão
mesclados ao banco de dados atual?

Em mais de 5 anos nunca precisei restaurar um backup, más talvez tenha chegado a hora...
Ou não caso haja uma forma de redefinir a senha do funcionário administrador...

Aguardo ansiosamente.

Título: Re: Usuario ou senha invalidos (funcionario administrador)
MensagemEnviado: Sex Nov 23, 2012 12:41 pm 

Bom,

Realizei o Backup, removi o VSCyber junto com todos os seus componentes em seguida reiniciei e reinstalei o VSCyber.

Consegui logar normalmente como "Admin"

Criei duas contas de administrador e liberei todas as restrições para estas contas como administrador de sistema, fiz o login com ambas as contas para constatar que estão funcionando corretamente, tentei a opção de importar dados do VSCYBER, não consegui pois o metodo de importação de dados não aceita o formato ".bck" (formato salvo do backup), depois de tentar sem sucesso a opção de importação de dados, resolvi realizar a restauração do Backup, e para minha desagradável surpresa o Backup não se mescla com o banco de dados atual, quando o Backup foi finalizado com sucesso o problema voltou a persistir.

Fica óbvio agora que tenho um problema no banco de dados, ainda estou a buscar formas de solucionar o problema.

ainda assim fico no aguardo.

MensagemEnviado: Sex Nov 23, 2012 1:59 pm 
VSCyber Team
VSCyber Team

Prezado usuário,

O processo de restauração, restaura seu banco de dados para o estado que foi feito o backup.
Não poderia ter um funcionário que alterou a senha do usuário ?

Outra informação sobre a importação:

O processo de importação do banco de dados salva apenas os clientes e seus saldos todas as outras informações são perdidas e é criado um usuário Administrador com a senha padrão "Admin"

O tutorial do processo de importação para um banco de dados vazio está disponível no seguinte link:
http://www.vscyber.com/wiki/index.php/Importação_para_banco_de_dados_vazio

O senhor também pode enviar seu banco de dados e o backup para uma análise para isso leia o seguinte tutorial:
http://www.vscyber.com/wiki/index.php/E ... os_por_FTP

Em caso de dúvidas estamos á disposição

----------------------------------------

Pesquisa: A maneira mais rápida de obter suas respostas
Dica: marque a opção [Pesquisar por todos os termos]

MensagemEnviado: Sex Nov 23, 2012 2:08 pm 

PROBLEMA RESOLVIDO.

Como eu pretendia importar os dados do backup antigo e não restaurar um backup por cima do outro realizei os seguintes passos.

Fiz uma cópia de segurança das pastas utilizadas pelo VSCyber e pelo Firebird.
Fiz uma cópia de segurança das pastas abaixo e coloquei em um local seguro.

C:\ViteSoft\
C:\Arquivos de programas\Firebird\
C:\Arquivos de programas\FirebirdClient\

Desinstalei através do "Painel de Controle > Adicionar e Remover Programas" os programas "VSCyber", "FirebirdClient" e "Firebird".

Removi manualmente os resíduos destes programas entrando na unidade "C:" excluindo as seguintes pastas:

C:\ViteSoft\
C:\Arquivos de programas\Firebird\
C:\Arquivos de programas\FirebirdClient\

Reiniciei o computador.
Reinstalei o VSCyber.

Com o VSCyber instalado entrei como "Admin" e realizei:

Ferramentas>
Importar Dados>
VSCyber>

no Local Seguro onde salvei uma copia de todos os arquivos procurei por:

?Local seguro?:\Firebird\Firebird_2_1\bin\VSCyber.fdb

Finalmente os dados foram mesclados, precisei realizar algumas configurações como preço das estações horário de funcionamento, senhas padrão, e cidades e bairros.

No mais os clientes estão todos cadastrados e os dados deles estão no lugar, então está tudo bem...

Não recomendo que alterem a senha do "Admin" no VSCyber , é mais viável e seguro criar uma conta de usuário comum do windows com permissões limitadas e condicionar o programa VSCyber a funcionar nesta conta, caso queira proteção de senha adicione senha no login do Windows, caso a conta comum do windows apresente algum problema, entre com a conta do administrador, crie um novo usuário e permita o uso do VSCyber.

Não quero mais brincar de senha no VSCyber não, me levou uma manhã e meia tarde...

MensagemEnviado: Sex Nov 23, 2012 3:51 pm 
VSCyber Team
VSCyber Team

Que bom que os procedimentos ocorreram com sucesso.

Lembrando que é necessário alterar a senha padrão do usuário Administrador já que algumas funcionalidades vem por padrão desabilitadas para garantir uma melhor segurança do estabelecimento:
http://www.vscyber.com/wiki/index.php/Senha_do_usuário_Administrador

MensagemEnviado: Seg Nov 26, 2012 7:14 am 
VSCyber Team
VSCyber Team

Ótimo que tenha resolvido. Caso queira, pode nos enviar o banco de dados que tinha o problema para que possamos analisar o ocorrido:
http://www.vscyber.com/wiki/index.php/E ... os_por_FTP

Gostaríamos de fazer algumas observações, para que fique claro para os demais usuários que possam passar pro problemas parecidos.

É importante também sempre ter backups atualizados, para prevenir problemas:
http://www.vscyber.com.br/blog/configur ... o-vscyber/
http://www.vscyber.com.br/blog/fazendo- ... o-vscyber/

Ruteno escreveu:
A partir de então utilizo apenas o usuário funcionário como administrador principal e gerencio todos os recursos através dele.

É interessante manter pelo menos dois usuários administrativos, inclusive o sistema indica isso quando tenta alterar a senha de administrador.

Ruteno escreveu:
Já criei o teste.bat com os comandos Gsec na tentativa de redefinir a senha do "Admin", o processo ocorreu normalmente, e eu redefini a senha, más não há o usuário "Admin" para que a senha seja aplicada.

Esse comando é utilizado para criar usuários para o Fiebird, gerenciando os bancos de dados e não usuário do VSCYBER.

Ruteno escreveu:
Em seguida reinstalar VSCyber, pretendo criar mais de um usuário administrador, e em seguida mesclar os bancos de dados do backup com o banco de dados atual para tentar logar no sistema com uma das contas de administrador criadas.

O backup é uma cópia de segurança do seu banco de dados, quando restaurado ele fará com que o seu banco de dados retorne ao estado de quando o backup foi feito, portanto ele não concatena (mescla) os dados.

Ruteno escreveu:
Ferramentas>
Importar Dados>
VSCyber>

Esse processo tenta resgatar os dados considerados principais, como por exemplo, dados dos clientes, senhas, saldos, etc. Dados de movimentações, caixa, configurações são perdidos.

Ruteno escreveu:
Não recomendo que alterem a senha do "Admin" no VSCyber , é mais viável e seguro criar uma conta de usuário comum do windows com permissões limitadas e condicionar o programa VSCyber a funcionar nesta conta, caso queira proteção de senha adicione senha no login do Windows, caso a conta comum do windows apresente algum problema, entre com a conta do administrador, crie um novo usuário e permita o uso do VSCyber.

Nós recomendamos a alteração das senha sim, isso trará segurança ao seu estabelecimento, afinal a senha padrão que vem no sistema é de conhecimento público e qualquer um poderia acessar as informações do Administrador. Nossa recomendação é que tenha no mínimo dois usuários administradores ativos no sistema (mesmo que apenas uma pessoa utilize o módulo administrador, nesse caso a senha do segundo admin pode ser salva em um local seguro).
O VSCYBER não trabalha com usuário limitado no Windows.

Estamos a disposição.

Título: Re: [Resolvido] Usuario ou senha invalidos (administrador)
MensagemEnviado: Dom Dez 22, 2013 6:34 am 

Ontem 21/12 ocorreu o mesmo erro comigo.

Minha senha do banco de dados era diferente da padrão do firebird e quando fui executar a função "Manutenção do Banco de Dados" do VSCyber a digitei normalmente, ocorreu que por algum motivo desconhecido por mim o programa alterou ou excluiu minha senha, fazendo com que a senha volta-se para a padrão do firebird e bloqueando o login dos usuários ao modulo admin.

Após descobrir a mudança na senha da base de dados e utilizando o aplicativo RazorSQL fui comparar a tabela LOGIN de minha base com uma base vázia do VSCyber, percebi que o conteúdo da Coluna PW tinha comprimentos diferentes entre os cadastros registrados em cada base de dados testada, assim me veio a ideia de alterar a senha via SQL do meu usuário do VSCyber, mais como existe a encryptação da mesma por segurança e por não conhecer o padrão dificultaria a geração da senha codificada, resolvi copiar a senha do usuário ADMIN da base vázia, pois assim minha senha passaria a ser "admin", ai ocorreu o erro abaixo:

Execution Halted: An error occurred while executin statement 1
UPDATE LOGIN SET PW="aqui consta o rash da senha a ser alterada"
WHERE IDLOGIN=1

GDS Exception.335544569. Dynamic SQL Error
SQL error code = -104
token size exceeds limit
Error Code: 335544569

Aparentemente o comprimento do rash da senha a ser gravado não cabe no campo da tabela, o que explicaria porque eu perdi o acesso ao sistema(ao ser feito a manutenção da base o aplicativo cortou o conteúdo de todas as senhas de LOGIN e deletou minha senha antiga da base de dados, forçando o retorno para a senha padrão do firebird).
Bom, depois de toda esta história, vamos ao que fiz hoje:

- Resolvi zerar o conteúdo de minha senha(coluna PW, colocar valor null)
- Abri o RazorSQL, loguei na base de dados
- Deletei o conteúdo da coluna PW de meu usuário
- Cliquei em salvar
- Pronto, VSCyber Admin abriu com meu usuário e com a senha em branco

* agora quando a Lan House abrir vou testar as senhas dos clientes, que pelo que olhei na base de dados devem ter sofrido o mesmo problema.

Título: Re: [Resolvido] Usuario ou senha invalidos (administrador)
MensagemEnviado: Ter Dez 24, 2013 1:21 pm 
VSCyber Team
VSCyber Team

Prezado usuário,

Após essa alteração o VSCYBER abriu e logou com o usuário Administrador ?

O senhor tem um backup do banco de dados ? Se sim poderia restaurar:
http://www.vscyber.com/wiki/index.php/Restaurar_backup

No aguardo

Criar novo tópico Responder  [ 8 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas