Ontem quando estava tentando restaurar o backup, aparecida a mensagem de erro que já relatei. O erro ocorria ate mesmo quando tentava restaurar um BD em branco. Então não sei porque (acho que foi no desespero mesmo
), tive a ideia de copiar os arquivos VSCyber.GDB e VSCyber.bck localizados em C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin, para uma outra pasta e renomei os arquivos como "a" e "b" respectivamente. Então copiei eles de volta para a pasta C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin.
Cliquei com botão direito do mouse sobre o arquivo Restore.bat e selecionei editar e mudei os seguintes parametros.
@gbak -user SYSDBA -password masterkey
b.bck -replace_database
a.GDB@pause
Salvei o arquivo e executei o mesmo.
Para minha felicidade o backup foi restaurado no BD.
Restauração concluida com exêdo.
Mas faltava agora voltar os nomes deste backup e deste BD para os nomes default VSCyber.bck e VSCyber.GDB respectivamente.
Para garantir que estes arquivos não estariam sendo usado por nenhum outro processo na hora de voltar os seus nomes, entrei no Windows em modo de seguraça deletei os arquivos VSCyber.bck e VSCyber.GDB, depois renomei os arquivos a.bck e b.GBD para VSCyber.bck e VSCyber.GDB respectivamente.
Reinicei o Windows e entrei no modo normal de inicialização, executei VSCyber Admin.exe e BINGO!!!!!!!! Como num passe de magica tudo voltou ao normal.
Uma observação: Uma pecularidade que notei neste processo é que o VSCyber deve estar na mesma versão de quando foi feito o backup, só não me pergunte porque, só sei que foi assim.
Espero que alguem possa usar estas informações quando passarem pela mesma situação que passei.